ENSINO PROFISSIONAL
O curso de Técnico/a de Gestão Equina destina-se a formar profissionais qualificados para executar atividades de planeamento, organização e gestão de coudelarias e outros espaços hípicos, colaborar na gestão pedagógica de centros hípicos e escolas de equitação, realizar o planeamento e organização de provas hípicas, preparar e utilizar o cavalo nas diferentes modalidades equestres, aplicando e respeitando as normas de proteção e bem-estar animal, de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental. Esta formação confere uma certificação de Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ/QEQ) e a equivalência ao 12.º ano de escolaridade.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS
Os cursos profissionais são um dos percursos de ensino secundário (10º, 11º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação. Trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado de trabalho uma vez que os cursos têm uma componente teórica e uma componente prática.
Após a conclusão de um Curso Profissional, os alunos obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos). Contudo, estes cursos permitem também a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Tal como os cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior. Através da realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino. Através de uma modalidade de concurso regional, em que podem concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar (são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos).
ESTRUTURA CURRICULAR
(Brevemente)
SAÍDAS PROFISSIONAIS