21 de maio
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
A 21 maio 2022 comemorou-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, uma iniciativa que celebra não só a riqueza das culturas mundiais, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.
A ETPR comemora esta data no dia útil seguinte de forma a envolver e sensibilizar os alunos/as para esta mensagem de inclusão e conhecimento mútuos.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou pela primeira vez este Dia Mundial em 2002, após a adoção, pela UNESCO, da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural de 2001.
Com a adoção, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas e da Resolução A/C.2/70/L.59 sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é mais importante do que nunca. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser alcançados aproveitando o potencial criativo das diversas culturas do mundo e criando o diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade se beneficiem do desenvolvimento sustentável.
A COVID-19 precipitou uma crise de diversidade cultural. Locais como museus, património mundial e o cancelamento de festivais, concertos e eventos, mergulharam o mundo da cultura num estado de angústia e incerteza, ameaçando em particular os criadores independentes, que são a força vital da diversidade cultural.
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é uma oportunidade para promover a cultura e destacar o significado de sua diversidade como agente de inclusão e mudança positiva, e refletir sobre como estas contribuem para o diálogo, a compreensão mútua e os vetores sociais, ambientais e económicos do desenvolvimento sustentável.
atividades extracurriculares
Para celebrar este dia a ETPR propõe a visualização de um filme que é uma comédia francesa sobre a diversidade cultural dentro de uma família tradicional
Uma comédia sobre preconceitos e expectativas sociais, escrita e realizada por Philippe de Chauveron.
Marie e Claude Verneil são um casal tradicional da velha escola. Uma respeitada família católica da classe média alta com quatro filhas. Isabelle, Odile e Ségoléne fazem casamentos multiculturais com Rachid, David e Chao respetivamente.
Quando a última filha, Laure, anuncia a sua intenção de casar com Charles, os seus pais ficam encantados. Um casamento tradicional, finalmente! Mas eis que Laure os informa que Charles é africano e que tudo muda. Marie cai em depressão e Claude tenta sabotar o casamento.
Ele encontra um aliado inesperado, André, o pai de Charles. Ambos concordam em pelo menos uma coisa: o que fizeram para merecer isto?