Post Image
mar 09, 2010

II Gala GPS Jovens Empreendedores


Sob o mote Mentes Inquietas, Ideias Concretas, decorreu, no passado dia 9 de Março, a II Gala GPS Jovens Empreendedores, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

Aplausos para a iniciativa e a criatividade 

Sob o mote Mentes Inquietas, Ideias Concretas, decorreu, no passado dia 9 de Março, a II Gala GPS Jovens Empreendedores, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. A iniciativa, inserida no Concurso II Prémio GPS Jovens Empreendedores, foi dinamizada pela Escola Técnica e Profissional do Ribatejo e contou com a participação de quinze escolas do grupo GPS – Educação e Formação: Colégio de Quiaios, Colégio Frei Cristóvão, Colégio Miramar, Colégio São Mamede, Colégio Santo André, Instituto D. João V, Instituto Vasco da Gama, Colégio Infante Santo, Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, Instituto de Almalaguês, Instituto Vaz Serra, Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, Escola Técnica e Profissional de Mafra, Escola Técnica e Profissional do Ribatejo e Instituto Tecnológico da Figueira da Foz/ Pólo de Soure.

Numa economia globalizada, a competitividade, enquanto factor de crescimento económico, revela capacidade para crescer e elevar o bem-estar social, viabilizando o acesso a um conjunto de bens e serviços que satisfaçam necessidades cada vez mais complexas. A inovação, a criatividade, a originalidade e o aperfeiçoamento contínuo, associados a preocupações de natureza ambiental, económica e social são, então, condições sine qua non para o desenvolvimento e expansão dos diferentes sectores de actividade. Neste sentido, sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo a criatividade, o espírito de iniciativa e de dinamismo surgem como objectivos fundamentais no desenvolvimento de uma consciência económica, social e ambiental, capaz de gerar oportunidades e assegurar a sustentabilidade.

Os participantes na II Gala GPS Jovens Empreendedores, organizados em dois escalões, 3.º Ciclo e Ensino Secundário, presentearam a plateia com projectos inovadores e “amigos do ambiente”. A qualidade dos trabalhos apresentados surpreendeu o painel de jurados, composto por um Engenheiro de Software da Faculdade de Ciências de Lisboa – que tem desenvolvido trabalhos na área do empreendedorismo –; representantes de algumas das mais conceituadas empresas da região – também estas já galardoadas no âmbito do empreendedorismo –; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém e um representante do jornal O Ribatejo.

Após apreciação e debate sobre todas as ideias apresentadas a concurso, o júri deliberou, relativamente ao 3.º ciclo, atribuir o prémio Melhor Projecto, ex aequo, à ideia do Colégio de Quiaios, “Uma caminhada pela Reflorestação”, e ao trabalho do Colégio Infante Santo, o “Ambientador CIS”, uma fragrância criada para tornar mais agradáveis os diferentes espaços da escola. O Colégio Frei Cristóvão, com a proposta de um Ginásio Ecoeficiente, recebeu a Menção Criatividade; ao Colégio de Santo André, pelo seu projecto de aproveitamento da água das chuvas para rega e serviços de limpeza, foi atribuída a Menção Sustentabilidade e a Menção Apresentação foi entregue ao Instituto Vasco da Gama, que apresentou uma proposta de criação de uma empresa de desportos radicais, na serra do Sicó, a Sicó Forward. No que concerne ao Ensino Secundário, o prémio Melhor Projecto foi atribuído à Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, cujo projecto, uma Ecocasota, visa melhorar as condições de vida dos animais domésticos. Pela criatividade, foi premiado o Instituto Vaz Serra, que pretende optimizar e potenciar os recursos endógenos da região, através do projecto Rica Floresta que Não Presta. O Colégio Dr. Luís Pereira da Costa recebeu a Menção Apresentação, com a ideia Pensa Connosco Online, uma plataforma de jogos matemáticos. Por fim, a Menção Sustentabilidade foi entregue ao Instituto de Almalaguês, cuja proposta assenta na criação de uma empresa de serviços de análises laboratoriais, em regime de outsourcing, a OutLab.

Aos nossos jovens não faltam, pois, a iniciativa, a criatividade nem a preocupação ecológica, factores que estão na base da criação de projectos sustentáveis, tendentes a viabilizar soluções adequadas para problemas que se colocam actualmente à nossa sociedade.


Filme de Abertura do Evento