Post Image
jan 25, 2009

Curso de Técnico de Apoio à Infância visitaram a Quinta Pedagógica do Arrife


As alunas dos 2.º e 3.º anos do curso de Técnico de Apoio à Infância visitaram a Quinta Pedagógica do Arrife, situada em Amiais de Cima, no passado dia 30 de Outubro, no intuito de “observar, experimentar e aprender”, para, posteriormente, adaptarem os conhecimentos adquiridos à prática profissional, em contextos para a infância.

As alunas dos 2.º e 3.º anos do curso de Técnico de Apoio à Infância visitaram a Quinta Pedagógica do Arrife, situada em Amiais de Cima, no passado dia 30 de Outubro, no intuito de “observar, experimentar e aprender”, para, posteriormente, adaptarem os conhecimentos adquiridos à prática profissional, em contextos para a infância.

A Quinta do Arrife desenvolve um programa de educação ambiental, especialmente dirigido aos alunos e professores da Casa Pia, instituição da qual faz parte integrante, mas também aberto à comunidade educativa nacional, propiciando o contacto directo com a natureza e com os produtos que nela têm a sua origem.

Na instituição, as alunas foram distribuídas por quatro grupos e pelas seguintes actividades: A Burrada em Burricada; Cuidar dos Animais; Cozinha Tradicional; Jogos Tradicionais. A dinamização destas actividades constituiu uma mais-valia, pois “simultaneamente aprendemos a colocar as crianças em contacto com a Natureza, de uma forma lúdica e interessante, e divertimo-nos imenso, o que foi muito gratificante”, referiu uma aluna. Do mesmo modo, a aprendizagem de estratégias diversificadas que permitem às crianças o contacto com o mundo rural, com a Natureza e com as nossas tradições culturais, de que são exemplo os Jogos Tradicionais, foi um aspecto motivador que fomentou o gosto pelo desenvolvimento deste tipo de actividades em contextos educativos para a infância.

Concluímos que, com a equipa multidisciplinar de animadores e técnicos acompanhantes, os limites pedagógicos foram rapidamente ultrapassados na aventura de aprender, constituindo um estímulo para o aperfeiçoamento das estratégias a implementar em contexto real de trabalho.