fev 28, 2022

Alunas do curso de Técnico Auxiliar de Saúde dinamizaram um conjunto de palestras durante o mês de fevereiro.


No âmbito da implementação prática das provas de Aptidão Profissional (PAP), os alunos e alunas do curso de Técnico Auxiliar de Saúde dinamizaram um conjunto de palestras, durante o mês de fevereiro, subordinadas a diversas temáticas inerentes ao desempenho do Técnico Auxiliar de Saúde.


No dia 04 de fevereiro, inserida na temática da PAP da aluna Maria Louro, “A Perturbação do Espetro do Autismo”, os alunos dos 3 anos do curso de Técnico Auxiliar de Saúde assistiram à palestra “Autisticamente Falando” promovida pela aluna com o intuito de consciencializar os futuros Técnicos/a Auxiliares de Saúde para a Perturbação do Espetro do Autismo, mas principalmente, de conhecerem estratégias de interação a fim de comunicarem com o autista. Esta sessão dividiu-se em 3 momentos: uma introdução /reflexão teórico-científica à temática pela psicóloga clínica, Doutora Ana Teresa Cordeiro; um testemunho de Isabel Jordão, mãe de um adolescente portador desta perturbação e um momento de perguntas e respostas às oradoras. Concluímos que ser paciente e compreensivo é a chave para criar uma relação de confiança com o autista.


No dia 14 de fevereiro, no âmbito da PAP “O Cuidador do doente oncológico”, da aluna Gabriela Vitorino,  realizou-se uma entrevista online à Doutora Marta Pojo, Diretora de Projetos de Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Sul, com o intuito de compreender melhor a doença (formas de prevenção e tratamento) e o papel do Técnico Auxiliar de Saúde, que integra a equipa multidisciplinar, nos cuidados ao doente oncológico. Nesta sessão, os futuros Técnicos/as Auxiliares de Saúde para além de ficarem mais informados sobre a doença, puderam, sobretudo, esclarecer todas as questões inerentes ao exercício desta atividade, bem como compreender o importante papel que podem desempenhar enquanto cuidadores.



A aluna Catarina Teixeira, no âmbito da sua PAP, “O Eczema”, organizou, para todas as turmas do curso, no dia 23 de fevereiro, uma palestra com a Doutora Diana Ferreira da Silva, da USF Almeida Garrett. A sessão, intitulada “O Eczema (Dermatite Atópica”, foi dividida em 3 subtópicos: Pele, o maior órgão do corpo humano; cuidados com a pele; Eczema/Dermatite Atópica (conceito, etiologia, formas clínicas e tratamento). No final, os alunos puderam esclarecer as suas dúvidas, sobretudo as relacionadas com o modo como os futuros Técnicos Auxiliares de Saúde devem cuidar dos pacientes portadores de dermatite atópica.


No dia 28 de fevereiro, a aluna Joana Costa dinamizou uma sessão de esclarecimentos a todos os alunos do curso; e aos alunos e alunas dos cursos de Esteticista e Auxiliar de Farmácia sobre o papel do cuidador informal. Inserida na temática da sua PAP “O Cuidador do Doente de AVC”, a Joana decidiu desenvolver um dos aspetos da sua implementação prática junto dos colegas. Explicou o papel do cuidador informal nos cuidados do utente, salientando os cuidados a ter não apenas com o utente, mas também com o próprio cuidador e demonstrou como fazer a cama de um utente acamado, assim como higienizá-lo. A concluir, as profissionais de saúde presentes salientaram a importância da temática e a boa execução dos procedimentos demonstrados.









Galeria