Post Image
set 28, 2011

3.º TAL determina parâmetros físicos da água da Azóia


Saída de Campo: 3.º TAL determina parâmetros físicos da água da Azóia No passado dia 28 de setembro, os alunos do 3.º ano do curso de Técnico de Análise Laboratorial, acompanhados pela professora de Análises Químicas, deslocaram-se ao fontanário da localidade de Azóia de Cima com o intuito de recolher diversas amostras de água e determinar parâmetros físicos in situ.  

Entre os principais objetivos desta saída de campo, destacam-se os seguintes:

reconhecer a importância da amostragem na caracterização física, química e microbiolológica da água;

saber realizar a amostragem, seguindo o protocolo e tendo em atenção todos os cuidados especiais para não contaminar a amostra;

determinar parâmetros físicos in situ e interpretar os resultados. 

Chegados ao fontanário, os alunos, em grupo, foram realizando várias recolhas de amostras, tanto da água corrente, como da água do lago. Terminada a recolha das amostragens, procedeu-se, então, à determinação de vários parâmetros in situ: temperatura, pH, total de sólidos dissolvidos, condutividade e oxigénio dissolvido. Os alunos anotaram todos os valores obtidos no caderno de registo laboratorial e compararam os resultados entre si.

O balanço da atividade foi muito positivo. Os alunos não só aplicaram em contexto real os conhecimentos teóricos adquiridos em sala, como também tiveram oportunidade de reconhecer e apreender a importância e os cuidados a ter na recolha de uma amostragem.