
O que é?
O/A Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala presta assistência aos Passageiros nas atividades de embarque, desembarque, assistências especiais, acolhimento, check-in, transferência de passageiros, Lounge, tratamento de irregularidades operacionais de bagagem, vendas e/ou reservas de bilhetes e de bagagem, bem como garante as atividades de rotação das aeronaves e concretiza as tarefas inerentes ao tratamento documental, faturação, armazenagem e irregularidades de carga e correio.

O que faz?
• Prepara e aceita o voo no que respeita ao tráfego de passageiros.
• Efetua o plano de carregamento das aeronaves e coordena as respetivas atividades de carregamento e descarregamento, assegurando o cumprimento das normas de segurança e gerindo os equipamentos e o pessoal necessários.
• Gere o tráfego de pessoas, de cargas e de equipamentos na placa, organizando a distribuição dos meios humanos e materiais.
• Assiste e coordena a rotação das aeronaves.
• Organiza e distribui a documentação operacional relativa ao voo, junto dos diferentes serviços aeroportuários.
• Assegura a articulação da placa com os restantes serviços aeroportuários no que respeita ao movimento diário dos voos, alterações dos horários e suas implicações, à inserção dos dados no sistema informático, às atividades da pista e ao envio de mensagens operacionais.
• Coordena e executa o processamento do expediente relativo a cargas importadas e exportadas.
• Receciona e entrega o correio.
• Atende solicitações relativas a irregularidades com cargas importadas, exportadas e em trânsito.
• Emite bilhetes relativos a viagens aéreas de passageiros e documentos de bagagens.
• Verifica passageiros e bagagens (check-in).
• Encaminha os passageiros de e para a aeronave.
• Assiste passageiros especiais, tais como VIP, idosos, menores não acompanhados e incapacitados, acompanhando-os no embarque e desembarque, respeitando as normas e procedimentos estabelecidos para esses casos.
• Resolve ou encaminha situações irregulares relativas ao trânsito de passageiros e bagagens, nomeadamente as resultantes de perda ou extravio de bagagens (lost&found), cancelamento de voos ou ligações perdidas.

Onde pode trabalhar?
• Empresas de handling aeroportuário (operações em terra).
Plano de Estudos
(*) Carga horária global, não compartimentada pelos 3 anos de ciclo de formação a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.
(**) A desenvolver de acordo com as unidades de formação de curta duração previstas no catálogo Nacional de Qualificações para esta saída profissional.
Componente de Formação Sociocultural*
- Português - 320 horas
- Inglês Continuação - 220 horas
- Área de Integração - 220 horas
- Educação para o Empreendedorismo e Cultura Empresarial - 100 horas
- Educação Física - 140 horas
Componente de Formação Científica*
- Matemática - 200 horas
- Economia - 200 horas
- Psicologia - 100 horas
Componente de Formação Técnica*
- Área Tecnológica de Tráfego de Assistência em Escala**) - 1200 horas
- Formação em Contexto de Trabalho - 700 horas