
O que é?
O/A Técnico/a de Produção Agropecuária é o/a profissional responsável por programar, organizar, orientar e executar as atividades de uma exploração agrícola e/ou pecuária, aplicando técnicas, métodos e modos de produção compatíveis com a preservação ambiental e respeitando as normas de proteção e bem estar animal e de qualidade dos produtos, de segurança alimentar, de saúde pública e de segurança e saúde no trabalho.

O que faz?
• Programa e organiza a realização das operações e tarefas necessárias à execução do plano anual de exploração agrícola e pecuária, de acordo com o modo de produção.
• Organiza e orienta a execução das operações e tarefas inerentes à produção agrícola e pecuária, assegurando a quantidade e a qualidade dos produtos obtidos e o cumprimento das normas de proteção do ambiente, segurança alimentar, segurança e saúde no trabalho e a proteção animal.
• Organiza e orienta a execução das operações e tarefas de armazenamento, acondicionamento ou conservação e transporte de produtos de origem agrícola ou pecuária destinados à comercialização, tendo em conta a regulamentação aplicável e as exigências dos clientes.
• Efetua a gestão operacional e o controlo da manutenção, conservação e reparação dos tratores e outros veículos, máquinas, instalações, equipamentos e utensílios agrícolas e pecuários.
• Assegura a gestão e o tratamento de efluentes e resíduos agrícolas e pecuários, de acordo com a legislação em vigor.
• Conduz veículos agrícolas, opera e regula máquinas e equipamentos agrícolas e pecuários tendo em conta as normas de segurança no trabalho e a proteção ambiental.
• Assegura a ligação operacional com os fornecedores de matérias-primas, bens e serviços, nos termos contratuais estabelecidos.
• Explora e aplica tecnologias de informação e comunicação na execução das operações agrícolas e pecuárias e na recolha e tratamento de informação.
• Sistematiza informação técnica e económica e elabora relatórios relativos à atividade agrícola ou pecuária.
• Controla a execução dos orçamentos previsionais e efetuar os ajustamentos necessários.
• Identifica novos mercados, formas de comercialização, formas de valorização dos produtos agrícolas e pecuários e necessidades de investimento, preparando propostas e orçamentos.

Onde pode trabalhar?
O/A Técnico/a de Produção Agropecuária pode exercer a sua atividade profissional como empresário agrícola (Jovem Agricultor); em empresas agrícolas ou pecuárias; em organizações de agricultores; em serviços regionais e locais do Ministério da Agricultura; e em unidades agroindustriais.
Plano de Estudos
(*) Carga horária global, não compartimentada pelos 3 anos de ciclo de formação a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.
(**) A desenvolver de acordo com as unidades de formação de curta duração previstas no catálogo Nacional de Qualificações para esta saída profissional.
Componente de Formação Sociocultural*
- Português - 320 horas
- Inglês Continuação - 220 horas
- Área de Integração - 220 horas
- Educação para o Empreendedorismo e Cultura Empresarial - 100 horas
- Educação Física - 140 horas
Componente de Formação Científica*
- Biologia - 150 horas
- Química - 150 horas
- Matemática - 200 horas
Componente de Formação Técnica*
- Área Tecnológica de Produção Agropecuária(**) - 1200 horas
- Formação em Contexto de Trabalho - 700 horas